segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Em busca do peso saudável,no qual você vai se idêntificar com sua auto-imagem e aumentar a sua auto-estima diminuindo com isso a depressão que geralmente acompanha essas situações...



A conquista de um peso saudável está diretamente ligada a três fatores:


* alimentação balanceada;


* atividade física;


* orientação médica.


Por mais que tenham sido inventadas dietas da moda para se perder peso de forma imediata, é preciso lembrar que o que vai rápido tende a voltar rápido. E nem sempre fazer uma dieta qualquer significa emagrecer com saúde.

Sem orientação médica e nutricional, qualquer mudança drástica na sua alimentação pode fazer muito mal para o seu organismo.


Para quem deseja ou precisa perder peso o ideal é que se tenha uma dieta balanceada, ou seja, que a mesma tenha todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, que seja fracionada em seis refeições ao dia com quantidades adequadas e alimentos de boa qualidade. Ou seja, prática de atividade física associada com a mudança dos hábitos alimentares.


A ingestão de alimentos com baixas calorias faz parte de uma dieta para diminuição de peso, mas é apenas uma parte da mudança. Antes de pensarmos em perda de peso, temos de pensar em “nutrir”, ou seja, garantir ao organismo nutrientes necessários. Infelizmente as pessoas tendem a confundir calorias com nutrientes e acabam prejudicando a própria saúde.


É importante que nenhum grupo alimentar seja excluído; e que pelo menos um alimento de cada grupo alimentar faça parte da dieta proposta.
Assim como legumes, verduras, frutas, carboidratos, lipídios e proteínas.



Muitos indivíduos já apresentam dieta pobre em proteínas e ao iniciar uma dieta para redução de peso sem acompanhamento médico e nutricional, acabam por diminuir mais ainda a quantidade de proteínas. Essa redução interfere na saciedade, no gasto energético e nos resultados da atividade física.


Portanto para obter o melhor resultado em uma dieta alimentar é preciso administrar as próprias expectativas da perda de peso e principalmente controlar-se para não fugir do compromisso estipulado consigo mesmo; não se permitindo burlar a dieta no período noturno (onde a maioria das pessoas tem um aumento do apetite) e/ou nos finais de semana, em comemorações (festas) e não interromper a atividade física.



Lembrem-se tudo isso é para você ter uma excelente qualidade de vida.

Dr João Santos Caio Jr
CRM:20611
Endocrinologista


Edna Arenas Barbosa
Nutricionista

CRN14329

Um comentário: